“Negociador Trabalhista”

O Negociador Trabalhista é sem margem a dúvidas, a única obra sobre negociações sindicais e relações sindicais e trabalhistas, que aborda, por dentro, com riqueza de detalhes, porque foi desenvolvida por um dos  mais reconhecidos negociador sindical do mercado, Edmir de Freitas Garcez.

Garcez, como é conhecido, advogado de formação, tem uma longa carreira na área e atua também como Consultor de empresas pela Garcez Recursos Humanos, Consultoria por ele fundada, que completará 25 anos de atividades no próximo ano, em 2010. Em, sua obra ele expõe com minúcias, aspectos curiosos vivenciados, no dia-a-dia das negociações sindicais, desde os seus tempos de executivo na Ford Motor Company, em São Bernardo do Campo, São Paulo, Taubaté e no Recife. Da mesma forma discorre sobre a sua experiência na qualidade de consultor e negociador e também de sua equipe na Garcez, percorrendo o Brasil de norte a sul, leste a oeste para atender diferentes empresas, nacionais e multinacionais, dos mais distintos segmentos – minérios, metalurgia, químicos, papel e celulose, alimentícias, autopeças, automobilísticas, energia, financeiro, fiação e tecelagem, etc - de como gosta, com orgulho e uma ponta de vaidade de mencionar.

Um dos aspectos mais interessante desse livro, é que o autor diferentemente das demais obras sobre o tema, não discorre sobre teorias, conceitos ou análises da legislação trabalhista ou decisões dos Tribunais Trabalhistas, jurisprudência, etc.

Vale a pena ler o livro e seguir os passos do autor para entender a realidade dessa atividade no Brasil, especialmente porque, também, faz comparações com outros países – EUA, México, Argentina, Japão, França, Portugal, Espanha e Inglaterra, onde esteve desenvolvendo estudos e pesquisas. Trata-se de uma obra séria, crítica construtiva, distante do marasmo cultural corporativista que assola boa parte da sociedade. Importante, para dirigentes sindicais, advogados, empresários e executivos de empresas que militam na área, que além de ampliar conhecimentos, poderão tirar proveito das “dicas” oferecidas pelo autor que é um dos nossos maiores especialista na matéria. Vale também, quem sabe, para ajudar a pensar o país, as mudanças e reformas tão necessárias e postergadas há tantos anos. Como diz o próprio autor, nem o regime militar em seus mais de 20 anos no poder não conseguiu essas reformas, mas quem sabe... uma semente aqui, outra acolá, e mais algumas, um dia a sociedade rompe o manto da alienação e realiza.

Falamos da obra, sem identificar o nome por inteiro, que é necessário para localizá-la, nas livrarias – Saraiva ou Cultura – “Negociando com Negociadores – O Negociador Trabalhista” – Autor: Edmir de Freitas Garcez.

 

Revistas e Textos