Sindicatos e Relações Sindicais

O livro “O Negociador Trabalhista” do autor,  Edmir de Freitas Garcez,  editado em 2007, comercializado pelas livrarias Cultura  e  Saraiva, aborda de forma única, as relações Sindicatos  e  trabalhadores  x  empresas.

O mencionado autor aborda sem temor,  com simplicidade  e  clareza, as fraquezas, vícios, mazelas, despreparo e incompetência  da maioria dos  dirigentes sindicais, ressalvando as exceções e a maldição dos pelegos, falsos representantes dos trabalhadores,  que  se  já  não bastasse o desinteresse e falta de representatividade perante os trabalhadores, ainda se deixam manipular e corromper  por  empresas antiéticas. Sem se falar no volume de dinheiro arrecadado dos trabalhadores que ingressa nos caixas dos Sindicatos, transformando a  entidade num excelente negócio para os seus dirigentes.  Na mesma linha, não poderíamos deixar de mencionar alguns  Sindicatos Patronais, ambos têm sido com frequência objeto da mídia. Há ainda  no cenário os profissionais de empresas,  que mal  selecionados e despreparados  são designados para o exercício de funções na  área  trabalhista e conduzir as pseudo negociações sindicais anuais. Manifestações dessa ordem,  com toda propriedade,  são encontradas no livro “Negociando  com  Negociadores  –  O  Negociador  Trabalhista”, cujo autor é um dos mais reconhecidos  consultor, especialista  em  negociações sindicais e relações trabalhista do país.

Embora, o autor de inicio, mencione em seu livro, que se trata de uma obra  despretensiosa de caráter  autobiográfico destinado aos parentes e amigos, na verdade vai muito além. Em especial,  quando  faz exposição analítica, e do alto de sua vasta experiência,  diz  o que pensa de forma inconteste  e descortina conhecimentos  vivenciados nas mesas de negociações, com Sindicatos, representando empresas de diferentes segmentos,  Brasil  afora, trazendo valiosa contribuição para os pesquisadores e  estudiosos  da matéria.

Opinião e Comentários